Mas o que é isso ?
MSP ou Managed Service Provider nada mais é do que uma empresa de TI que presta serviços, como monitoramento e manutenção do servidor, para um número diferente de clientes. Existem outros termos que significam a mesma coisa que MSP como, IT Support Provider, IT Managed Services Provider, Monitoramento Remoto e Provedor de Gestão e muitos outros. Mas todos eles querem dizer a mesma coisa.
Como MSPs funcionam?
MSPs são utilizadas principalmente por pequenas e médias empresas que não possuem uma equipe de TI dedicada. Um consultório médico, por exemplo, vai utilizar os computadores para gerenciamento de dados, registros de manutenção e faturamento, bem como a incorporação de sistemas de computadores em seus equipamentos médicos. Este escritório provavelmente não precisa de um funcionário de TI em tempo integral a disposição para manter todo o sistema funcionando. No entanto, quando algo dá errado, eles precisarão de alguém de imediato para resolver o problema. Esta é a hora que o MSP entra em ação.
O modelo de negócio MSP
A maioria dos MSPs oferecerem seus serviços de duas maneiras diferentes: por ruptura/correção ou contratos geridos. A opção de quebra/correção é auto-explicativa: quando algo quebra no computador de um cliente, o MSP entra em ação para consertá-lo. MSPs que optarem por este modelo devem cobrar por equipamento, bem como hora para substituir as peças do computador. Já no modelo de contrato gerenciado, o cliente pagará ao MSP uma taxa de serviço conjunto a cada mês para assistir e manter todos os seus computadores funcionando corretamente. Se ocorre algum problema, o MSP deve corrigi-lo sem nenhuma taxa adicional, já que isso faz parte do contrato.
SaaS e The Cloud
Dois termos diretamente ligados às empresas MSP são “nuvem” e “SaaS”. Provavelmente, você já usa a tecnologia de nuvem, como por exemplo: se você usar todos os aplicativos do Google, como o Google Docs. Essas plataformas também são por vezes referido como SaaS, que significa “Software as a Service”. O benefício desse modalidade de serviço é que, ao invés de comprar o software diretamente, você pode “alugá-lo” a um preço fixo, normalmente pago por mês.
O futuro para MSPs
Alguns analistas estão prevendo um futuro brilhante para MSPs, pois as grandes empresas começaram a cortar custos, reduzindo as equipes de TI.
Entre em contato conosco aqui e agende uma visita grátis de como funciona nosso suporte de contrato.