10 DICAS PARA AJUDAR SUA EMPRESA NA HORA DE REGULARIZAR OU COMPRAR WINDOWS 10
De repente você está em uma situação na sua empresa que precisa entender muito rapidamente das regras de licenciamento da Microsoft para o sistema operacional Windows… “Cada dispositivo (PC ou Note) que utilize ou crie uma sessão do software precisa de uma licença.”
Você pesquisa um pouco sobre o assunto com seus amigos e conhecidos, liga para outras empresas, consulta no Google e percebe que várias das recomendações deles entram em contradição.
Neste caso, o que fazer? Em quem acreditar? Neste post seguem as dicas que preparamos para facilitar o seu entendimento.
#1 – O Windows Original só tem 3 tipos de licenciamento: OEM, FPP ou GGS e 3 tipos de edições: Home, Professional e Enterprise.
#2 – Para empresas tem que ser Windows PRO ou ENTERPRISE. Estas duas edições tem o necessário para os colaboradores trabalharem com produtividade, como compartilhar recursos – um multifuncional – entre equipes e ter um mínimo recomendado de nível de segurança. Windows HOME é o barato que sai caro, fuja dele.
#3 – Comprar o Windows de “caixinha” – FPP – em uma loja ou site de e-commerce é uma opção para quem precisa de poucas unidades. Porém, para efeito de auditoria, terá que guardar além das notas fiscais, as caixas e os DVDs. Pensa numa empresa com mais de 50 caixinhas!
#4 – Atenção pessoal de compras que só olham preços! Se TI tiver projetos de virtualização e setores que precisam de versões antigas, como do Windows 7, fujam também do Windows FPP, pois ele não faz downgrade e nem virtualização; cada caixa tem uma chave própria, ou seja, cada vez que reinstalar o computador da Maria, tem que localizar o DVD do Windows da máquina da Maria.
#5 – Comprar o Windows “avulso” em sites da internet ou na esquina da feira, recebendo uma chave por R$ 99,00 – Este é o Windows Cunha. Você tem ele, usa ele, mas ele não é seu…
#6 – Melhor opção para sua empresa regularizar ou atualizar o Windows é comprando em licenciamento por volume – pedido mínimo de 5 unidades para abrir um contrato. Depois, enquanto estiver ativo o contrato, pode-se adicionar qualquer quantidade.
#7 – O GGS – Get Genuine Solution – é o Windows vendido em licenciamento por volume e fornecido somente por revendas autorizadas da Microsoft, tem desconto na compra e pode ser elegível a aquisição com financiamento sem juros (quando houver esta promoção no Distribuidor).
#8 – Benefícios do modelo de licenciamento GGS para o Windows: chave única para todas as licenças, permite downgrade para versões anteriores, opção de 32 ou 64 bits, pode-se escolher o idioma, o suporte é da Microsoft e o software é baixado do VLSC – Centro de Serviços por Licenciamento por Volume da Microsoft.
#9 – Quanto as licenças de Windows OEM, estas só podem ser vendidas junto com um novo PC ou Note, deve estar descrita na nota fiscal: “01 x computador modelo turbo power, 128 MB, 500 GB e com 01 x Windows 10 PRO 64 bits portuguese = R$ 5.500,00”. Licença avulsa de OEM, mesmo com nota fiscal, não regulariza computadores antigos.
#10 – Instituições de ensino, escolas e secretarias de educação tem acesso a programas de benefícios para a aquisição diferenciada do Windows Educação Original.
Dicas do Licensing Specialist MCP 70-671 – Designing and Providing Microsoft Volume Licensing Solutions to Small and Medium Organization.